Presidente

IHGP - Vera Lúcia de Oliveira Mayer

Vera Lúcia de Oliveira Mayer

Nasceu na localidade de Boqueirão, Zona rural do município de Palmeira em 15 de novembro de 1963. Primeira filha do casal Adalberto de Oliveira e Bárbara Przybysewski de Oliveira. Descendente de Portugueses e Poloneses da terceira geração. Tem 3 irmãos: Soeli, Luci e André.
Casada com Luiz Mayer e mãe de duas filhas: Hortência e Érica.
Vera é Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Grã mestre da Honorífica Ordem da Freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Médicos escritores. Coordenadora do Museu Histórico do Município, coordenadora do Patrimônio Histórico, artístico e cultural de Palmeira. Professora de História da escola Realeza de Palmeira, secretária de Cultura da Braspol. Historiadora e escritora.

ESCOLARIDADE:
  • Ensino Superior – Licenciatura em História 2009/20012 - Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG – EAD/Pólo de Palmeira – Universidade Aberta do Brasil 
  • Pós Graduação em Educação A Distância, Formação para tutores em 2013  pela Interead. Instituto São Braz.

MEMBRO PARTICIPANTE DE OUTRAS ENTIDADES

É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, desde 2002, onde foi oradora e ocupando na Gestão 2009/2011 a função de relatora, pertencendo também ao Conselho Editorial da entidade, a quem coube o capítulo I da obra “O Centenário da Escola Jesuíno Marcondes”. – 2007.  Do informativo da entidade em 2005 sobre: Preservação e Memória e a etnia polonesa.
No Instituto Histórico é ocupante da cadeira nº 22. Já proferiu várias palestras, versando sobre a história de Palmeira e seu patrono, Oscar Teixeira de Oliveira.
Em fevereiro de 2012 assumiu a presidência do IHGP, gestão 2012/2014.
É Grã Mestre da Honorifica Ordem da Freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição de Palmeira. – 2012/2014
Sua trajetória também tem envolvimento em assuntos comunitários, ocupando cargos na liderança da Pastoral da Juventude e do conselho Pastoral da Paróquia, movimento de casais, entre outras atividades ligadas ao folclore e etnias e a religiosidade no Município, tendo efetivado pesquisas e proferido várias palestras sobre a história da Paróquia e suas comunidades.
Em maio de 2008 assumiu o cargo de Diretora do setor de Patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
É Cerimonialista, Palestrante, Arquivista, Oradora e Mestre de Cerimônias.
Secretária de Cultura da BRASPOL - núcleo de Santa Bárbara, onde orienta projetos de resgate histórico e a preparação das festas típicas da entidade. Promotora do concurso da Rainha da Braspol desde 2003.
Autora da Obra: Os Imigrantes Poloneses, seus descendentes – Algumas Histórias tendo como co-autora a Senhora Helena Orchanheski. Obra publicada em 2006, que lhe rendeu o prêmio de Literatura “Apollo Taborda França”, outorgado pelo Rotary Clube de Curitiba – Alto da Glória, recebido em solenidade no dia 12 de junho de 2008.
Integrante de intercâmbio Brasil/Polônia, para o exercício da Língua polonesa, onde participou de um curso na Polônia em setembro de 2011, quando produziu o artigo “Visões e percepções da Polônia” apresentado e publicado pela vitrine literária dos escritores polônicos latino americanos, em dezembro de 2011.
Como Historiadora e pesquisadora da História de Palmeira produziu vários artigos ligados à Cultura, Memória, Conservação, Personalidades, Patrimônio, História e Museologia. Estudiosa e pesquisadora das Personalidades Palmeirenses.
Foi eleita como Mulher de destaque na área da Cultura da Cidade de Palmeira – pela Escola Realeza – Palmeira – 2007/2008/2009.
Em 2010 recebeu a condecoração de “Honra ao Mérito” do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira, pela sua atuação como 1ª secretária executiva daquela entidade sindical e pela sua esmerada dedicação na obtenção da “Carta Sindical”.
Em 2011 foi agraciada com a medalha de “amiga da cultura paranaense” pelo programa “Nossa História” da radio “E-Paraná”.
Em outubro de 2012 foi conferencista na 1ª jornada brasileira de Biobliografias, personalidade paranaenses onde discorreu sobre “Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá – Um filho ilustre de Palmeira. 
Em dezembro de 2012 recebeu o título de “Cidadã Benemérita de Palmeira”.

Como escritora/pesquisadora tem ainda outros temas preparados e em andamento:

  1. Mulheres Fazendo História.
  2. Personalidades Palmeirenses                      
  3. Sete Histórias num cantinho de Palmeira.
  4. Histórias de Família.
  5. Etnografia e iconografia do Povo palmeirense
  6. Paróquia Nossa Senhora da Conceição e suas Comunidade.
  7. Evolução Histórica de Palmeira
  8. 2 livros didáticos sobre a História de Palmeira – para o ensino fundamental e médio