História

O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, foi fundado em 13 de fevereiro de 1955, com sede na cidade de Palmeira. Devendo sua instalação à instituição congênere de Paranaguá, na pessoa do Historiador Vicente Nascimento Júnior, durante a visita da “Caravana da Amizade” vinda de Paranaguá a Palmeira. Tendo como seus fundadores: Alfredo Bertoldo Klas, Theóphilo José de Freitas Filho, Oscar Teixeira de Oliveira,  Fernando Perotta, Petrônio Romero Carneiro de Souza e Eurides Teixeira de Oliveira. As reuniões eram realizadas no salão de festas do então Ginásio Estadual D. Alberto Gonçalves.
O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira foi criado como principal objetivo em despertar o interesse da juventude palmeirense às atividades históricas e culturais, permitindo a integração dos jovens aos propósitos e ideias que animam a instituição, através da pesquisa e difusão da nossa história – merecedora sem dúvida, do maior carinho e solicitude – ainda pelo culto à memória dos grandes filhos da Palmeira que souberam dar destaque ao cenário da própria terra e conseqüentemente a do Paraná. As sessões desde sempre foram iniciadas com a execução do Hino à Palmeira, letra do laureado vate palmeirense. Heitor Stockler de França e musicado pelo nosso inspirado compositor o maestro José Schön.
Seguindo a sua trajetória, cumprindo com suas metas e finalidades, vários palmeirenses emprestaram sua dedicação empunhando a bandeira da instituição. Contudo, não sem o pesar de seus membros mais ativos, o IHGP teve suas atividades paralisadas por um longo período de tempo.
Em 1998 por iniciativa do casal Arthur Orlando Klas e Luzia Malucelli Klas, tem-se início uma série de reuniões com o intuito de reativá-lo, para então, em ato solene no dia 11 de setembro de 1999 ser definitivamente reestruturado, com o ingresso de várias pessoas que reformularam e dinamizaram os princípios estatutários, tornando o IHGP novamente ativo em Palmeira, como uma associação civil, de caráter cultural, a partidária, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e duração indeterminada, declarada de utilidade pública, e tem por objetivos: estudar, manter, comemorar e cultivar tudo aquilo que diz respeito à história e geografia de Palmeira e da região, promovendo eventos de natureza cultural e cívica e valorizando as personalidades palmeirenses, conforme as normas estatutárias.
Época em que foi inaugurada sua sede, em sala denominada de “Oscar Teixeira de Oliveira”, cedida pela Prefeitura Municipal. Iniciou-se assim uma nova era na história de Palmeira.

O Que o IHGP Faz?

Com a reativação o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, se perpetua os objetivos em resgatar, preservar e cultuar a memória do povo Palmeirense, tendo a preocupação de que os acontecimentos que projetaram a nossa terra bem além das suas fronteiras, não fiquem dispersos, esquecidos. Seus s membros participam ativamente das ações de cunho cívico e cultural, apresentando a biografia de seu patrono/patronesse, tendo ainda no seu rol de atividades promovido várias palestras, lançamento de livros, adesão e ingresso de novos membros, homenagens e a publicação de periódicos com fatos históricos de Palmeira e região, como também artigos em jornais locais e da região, pesquisado e elaborado pelos seus efetivos; enfim dando vida ao seu estatuto e objetivando a finalidade social da entidade.
As reuniões ordinárias acontecem na ultima sexta feira de cada mês, reuniões extraordinárias são convocadas periodicamente, sempre que necessário.