sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

60 ANOS DO Histórico e Geográfico de Palmeira

O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, foi fundado em 13 de fevereiro de 1955, com sede na cidade de Palmeira. Devendo sua instalação à instituição congênere de Paranaguá, na pessoa do Historiador Vicente Nascimento Júnior, durante a visita da “Caravana da Amizade” vinda de Paranaguá a Palmeira. Tendo como seus fundadores: Alfredo Bertoldo Klas, Fernando Perotta, Oscar Teixeira de Oliveira, Petrônio Romero Carneiro de Souza, Theóphilo José de Freitas filho e Eurides Teixeira de Oliveira. As reuniões eram realizadas no salão de festas do então Ginásio Estadual D. Alberto Gonçalves.
O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira foi criado com o principal objetivo em despertar o interesse da juventude palmeirense às atividades históricas e culturais, permitindo a integração dos jovens aos propósitos e ideias que animam a instituição, através da pesquisa e difusão da história de Palmeira – merecedora sem dúvida, do maior carinho e solicitude, ainda pelo culto à memória dos grandes filhos da Palmeira e consequentemente do Paraná.
As sessões desde sempre foram iniciadas com a execução do Hino à Palmeira, letra o laureado vate palmeirense: Heitor Stockler de França e musicado pelo nosso inspirado compositor e maestro: José Schön.


Vários palmeirenses emprestaram sua dedicação empunhando a bandeira da instituição. Contudo, não sem o pesar de seus membros mais ativos, o IHGP teve suas atividades paralisadas por um longo período de tempo. 
Em 1998, por iniciativa do casal Arthur Orlando Klas e Luzia Malucelli Klas, tem-se início uma série de reuniões com o intuito de reativá-lo, para então, em ato solene no dia 11 de setembro de 1999 ser definitivamente reestruturado, com o ingresso de várias pessoas que reformularam e dinamizaram os princípios estatutários, tornando o IHGP novamente ativo em Palmeira, como: uma associação civil, de caráter cultural, a partidária, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e duração indeterminada, declarada de utilidade pública, e tem por objetivos: estudar, manter, comemorar e cultivar tudo aquilo que diz respeito à história e geografia de Palmeira e da região, promovendo eventos de natureza cultural e cívica e valorizando as personalidades palmeirenses, conforme as normas estatutárias. 
Formou-se então uma diretoria, tendo sido seu presidente no período 1999/2002 o Senhor Artur Orlando Klas, conduzindo a entidade com muito esmero, logrando várias conquistas e gozando do prestígio de inúmeras pessoas e de outras entidades. Época em que foi inaugurada sua sede, em sala denominada de “Oscar Teixeira de Oliveira”, espaço este cedido pela Prefeitura Municipal, a rua Vicente Machado, esquina coma rua XV de novembro. Iniciou-se assim uma nova era na história de Palmeira. O Instituto tem sua sede hoje nas dependências do Departamento de Assistência Social, antiga sede do Fórum Estadual à Rua XV de novembro, 425. Suas reuniões ordinárias acontecem nas ultimas sexta feira de cada mês e são abertas a população.
Com a reativação o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, se perpetua os objetivos em resgatar e preservar e cultuar a memória do povo Palmeirense, tendo a preocupação de que os acontecimentos que projetaram a nossa terra, bem além de suas fronteiras, não fiquem dispersos, esquecidos ou relegados a um papel de só menor importância ou até talvez a um total esquecimento, sendo assim seus membros participam ativamente das ações de cunho cívico e cultural, tendo ainda no seu rol de atividades promovido várias palestras, lançamento de livros, adesão e ingresso de novos membros, homenagens e a publicação de periódicos com fatos históricos de Palmeira e região, como também artigos para jornais e periódicos do próprio Instituto pesquisado e elaborado pelos seus efetivos; enfim dando vida ao seu estatuto e objetivando a finalidade social da entidade. 
O IHGP foi presidido por Marcus Vinicius Molinari Machado, no período de– 2003 a 2008. De 2009 a 2011 por Maria Ivanilde Bussadori Krambeck. De 2012 a 2017 sendo presidido por Vera Lucia de Oliveira Mayer. Conta com 45 membros efetivos, alguns colaboradores, Beneméritos e honorários. 

Composição da Diretoria do IHGP – Triênio 2015/2017 que toma posse em 27 de fevereiro nas dependências do restaurante Albano com jantar festivo.

Presidente: Vera Lúcia de Oliveira Mayer


Vice Presidente: Maria Ivanilde Bussadori Krambeck

1ª Secretária: Ana Lúcia Duzi Margraf

2º Secretário: Gilberto de Bastos

1º Tesoureiro: Luiz Gastão Gumy

2º Tesoureiro: Euclides Alves de Paula Filho

1ª Orador: Edílson José Pizani

2º Orador: Marcus Vinicius Molinari Machado

1ª Relatora: Elizete Horns Stall

2ª Relatora: Marli Bornacim Yamaguchi


Diretora de Acervo e Patrimônio

Ana Bitencourt Ramos 



Conselho Fiscal:

Presidente: Egon Krambeck

Membros: Sérgio Luiz Belich e Gladis Schoroeder de Oliveira.


Conselho editorial

Ana Karla Pazda, Edílson José Pizzani, Gabriel M. Carazzai, Gilberto de Bastos, Maria Ivanilde B. Krambeck, Marcus Vinicius Molinari Machado, Orli Luzia Furman, Rogério Geraldo Lima, Vera Lúcia de Oliveira Mayer. 


Palmeira, 13 de fevereiro de 2015.

Gilberto de Bastos
2º Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário