quinta-feira, 24 de julho de 2014

Visões do Passado - Conjunto Musical "Os Cometas"

Por Luiz Gastão Gumy




Este grupo musical surgiu em nossa cidade no ano de 1978. Seus integrantes eram estes da foto da esquerda para a direita: Lauri Generoso Guimarães Camargo(Lauri – Contra Baixo)), Luiz Antônio Jenrich(Zizo - Vocal), Leonel de Matos Costa(Neno – Guitarra e Vocal), Samuel Nistron Batista(Pistom), Aguinaldo da Luz(Guino - Bateria) e Arnaldo Costa da Luz (Nardinho - Acordeom).
Arnaldo Costa da Luz foi o idealizador do conjunto. Também foi dele a idéia de mandar confeccionar o uniforme para o grupo sendo: camisa vermelha manga comprida e calça preta, para que os mesmos se apresentassem elegantemente. Em 1976, Arnaldo marcou uma reunião com os demais membros do conjunto e resolveram então formar aquela banda que muito nos encantou. O nome “Os Cometas” foi escolha do grupo. Para nosso orgulho, era considerado um conjunto palmeirense de excelente qualidade pois, executavam ritmos variados como: Sertanejo, Gauchesco, Popular e Jovem Guarda.


Nos treze anos de existência do conjunto, eram sempre contratados para tocarem em todos os clubes de nossa cidade, e clubes de fora como: Ponta Grossa, Irati, Tibagi e interior de São Paulo. Ao longo de sua existência também tocaram diversos saraus, muitas festas de aniversários e animados bailes carnavalescos aqui em Palmeira.
Em 1982 na cidade de Itapeva-SP., “Os Cometas” foram convidados para animar um tradicional baile daquela região, o baile do “Queijo e Vinho”. Por estarem distante de nossa cidade, no estado de São Paulo, o grupo sentiu ser aquela, uma apresentação de maior responsabilidade ainda, para eles era uma apresentação muito especial pela qual jamais haviam passado, e após a apresentação das primeiras músicas, emocionados foram muito aplaudidos pelo público ali presente.
Lembrando que nunca houve troca de músicos no conjunto. Eles Iniciaram em 1976 e encerraram em 1989 sempre com os mesmos integrantes. Também, nunca houve divergências entre o grupo, cobravam pelo que faziam mas, desempenhavam seus afazeres com responsabilidade, amor e seriedade. Somente encerrou pelo motivo de haver saído dois componentes: Luiz Antônio Jenrich(Zizo) e Leonel de Matos Costa(Neno), que foram convidados para ingressarem na “Banda Show Kolat”, de propriedade do tecladista palmeirense muito conhecido por Chocolate, que já possui um CD gravado na praça.
Conversando com o Aguinaldo da Luz(Guino) ex-baterista dos “Cometas”, falou-me que existe a expectativa deste grupo vir a se reunir um dia, por ocasião de algum evento especial, para tocarem juntos um dia inteiro, sem visar lucro, somente para reviver o passado. E nós palmeirenses vamos torcer para que isto aconteça em breve pois, é da música do passado que se faz o sucesso do presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário