terça-feira, 3 de junho de 2014

Visões do Passado - São Francisco Futebol Clube

Por Luiz Gastão Gumy




Hoje, falamos deste time de futebol que foi uma grande equipe dos anos 70, e não perdiam para ninguém. 
Os Srs. Antonio Ribeiro dos Santos(Professor Antoninho) e Levilsom Turra(Vi), eram os organizadores destes torneios que aconteciam aqui na cidade e interior do município. Era o tão famoso “Futebol de Pelada”, que davam a todos nós, domingos de grandes emoções. O uniforme do time do São Francisco era verde e branco.
Os times eram organizados em 40 equipes, sendo 7 jogadores mais o goleiro. Patrocinados pela Prefeitura Municipal de Palmeira, faziam de nossas tardes de domingos, grandes momentos de emoções.


Estes Torneios aconteciam todos os domingos sempre em campos e locais diferentes sendo: Vilinha, Queimadas, Vieiras, Boqueirão, Ypiranga Futebol. Clube, Pinheiral, enfim, em várias localidades da cidade e do interior. A bola, era a mesma utilizada no futebol de campo. (Futebol Suíço)???????
Pudemos constatar que aqueles jogos eram muito divertidos, não tinham suas súmulas carregadas de cartões amarelos, o atleta já era expulso no primeiro momento de sua falta, sem comprometer o torneio em si.
Obtive informações que o São Francisco Futebol Clube, por várias vezes foi campeão, sendo 3 vezes consecutivos, e o time do Argélia Futebol Clube foi aclamado o melhor time de todos os torneios, tendo conseguido cinco vitórias alternadamente, e a Liga de Futebol de Palmeira, não se envolvia neste evento.
Um fato pitoresco foi quando em um torneio realizado na localidade de Vieiras, num acontecimento relâmpago, o campo foi invadido por porcos e cabritos, sendo o jogo interditado por alguns minutos para que os mesmos fossem dali retirados.
Os jogos eram realizados com portões abertos, e durante todo o dia eram vendidos churrasco, muita cerveja e a festa seguia o dia todo num clima de muita alegria e descontração. Participavam 30 equipes de 8 atletas, configurando assim 240 atletas, e estes torneios tiveram a duração de seis meses.
Entrevistado, o nosso amigo José Divonei Vida(Cutia), expressou seu sentimento de saudades dos velhos amigos de trabalho da empresa Cherobim. Presentes nesta foto da esquerda para a direita em pé: Eloir Batista(Diro), Daniel Bach(Foles-In Memorian), Eduardino Silva Santos(Tombeira-In Memorian), Marcos Machado Coelho (Pé Sujo). Agachados: José Divonei Vida(Cutia), Rubens Dusi(Flecha), Lori dos Santos (Caldeirão-In Memorian) e Sergio dos Santos (Macalé-In Memorian). Este time era imbatível, e para a sua torcida, deixou muitas saudades.
E assim, o futebol confirma o sentimento de todos os brasileiros, que é uma paixão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário