quarta-feira, 14 de maio de 2014

Visões do Passado - Residência da Família Mhel

Por Luiz Gastão Gumy





Esta casa está situada na esquina das Ruas: Cél. Vida com a Rua Jesuíno Marcondes e pertencia ao Sr. Carlos Margraf até que em 1941 o Sr. Emílio Mhel e D.Catarina Simões Mhel (Avós do Emílio), compraram a mesma. Posteriormente, com o falecimento dos avós, a herança ficou para o Sr. Curt Helman e Guizela Carolinam Mhel (Pais do Emílio). Mais tarde, também com o falecimento de seus pais, esta propriedade ficou de herança para os quatro filhos: Emílio e Henrique Mhel Helman, Valdivea e Isolde Mhel. Hoje, apenas o Emílio e o Henrique são os proprietários responsáveis pelo imóvel.
Os avós do Emílio residiam na localidade de Porto Feliz, Município de São João do Triunfo, e em 1942 fixaram residência em Palmeira. 
Com o passar dos anos, esta casa sofreu sérios danos causados por muita infiltração de água e ataque de cupins, obrigando a família tomar urgentes medidas. A mesma passou recentemente por uma ampla e total reforma. Nesta casa funcionou: comércio de materiais de construção (da própria família), Biblioteca Pública Municipal, um comércio de tintas.
Emílio Mhel Helman foi no passado motorista de caminhão, atuando neste ramo por 2l anos, sempre transportando muitos produtos além da madeira. Foi também por 14 anos mecânico de caminhões. Seu irmão o Henrique também por 30 anos trabalhou como motorista de caminhão, hoje ambos aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário