terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Visões do Passado - Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Por: Luiz Gastão Gumy
______________________________________________________



Tudo começou em um barracão na Rua Conceição que pertenceu à família Graczik para celebração de missas e terços
Após terem recebido a imagem de Nossa Senhora de Fátima das mãos do Sr. Bento Luiz da Costa, Português que residiu em Vieiras, a comunidade conseguiu por doação do Estado, um terreno entre as ruas Cél. Alípio do Nascimento com a Rua Vicente Machado que a Prefeitura doou para a Sanepar e a empresa não estava utilizando, para ali começarem a rezar as missas aos Domingos em campo aberto. Tempos depois, o Sr. Bento Luiz da Costa construiu e inaugurou a igreja toda em madeira.


PRIMEIRA COMISSÃO
Presidente de Honra: Bento Luiz da Costa
Presidente: Américo de Paula
Vice Presidente: Otávio Rigoni
1º Secretário: João Dalla Bona
2º Secretário: Reinaldo Lourenço
1º Tesoureiro: Durval Assumpção
2º Tesoureiro: Romão Vansovicz.

Pessoas que não pertenciam à comissão e que muito contribuíram: Valdomiro Schuli, Francisco Klimionte e Licinio Rodrigues dos Santos.
Em 1955, Bento e sua esposa D. Amélia W. Costa em viajem para Portugal trouxeram a imagem de N.S.de Fátima, à qual ficaria nas capelinhas de Vieiras e, como o Padre Frederico Veltori vigário da paróquia em 1957 lutou para que mesma ficasse em nossa cidade. Foi então que a imagem chegou em Palmeira recepcionada com muitos fogos, desfile  de caminhões, automóveis, e posteriormente transportada de caminhão pelo motorista Felix Graczik Filho (Lino) e por toda a comunidade da Fátima sempre carinhosamente acompanhada pelo vigário Cezar Bianco que foi vigário de 1958 a 1960.
Pedro Ferreira veio de Marília-SP e assumiu a Paroquia liberando o Padre César Bianco que foi desenvolver sua missão de líder religioso aqui no interior.
1º Líder de frente: Américo de Paula
2º Félix Graczik e a família Wansovicz.
Em 15/05/1960 aconteceu a primeira festa em campo livre e uma missa ao ar livre.
O Sr. José Antônio Bordignom prefeito no período de 1959 a 1963 estava agilizando toda a documentação para que o Estado desse favorável a devolução para a prefeitura e mesma passaria a escritura do terreno para a Paroquia.
Em 27 de Maio de 1962 foi rezada a primeira missa dentro da capela e em 14 de Outubro de 1962 realizada a primeira festa já com a capela e a imagem.
Em 18 de Setembro de 1962 o governador Ney Braga  sancionou lei estadual autorizando o executivo a doar uma área de 3.889 m2. transcrição nº 9.320 de 06/12/1950 no 1º Tabelionato daquela Comarca (Curitiba).No final de 1965 o Padre Pedro Ferreira recebe a noticia de seus superiores que no ano seguinte teria de voltar para Marilia-SP e em 08/08/1966  aconteceu uma festa de despedida e ele sentiu ter cumprido sua missão em Palmeira.
As festas de motoristas que ali aconteceram antes da construção da nova igreja eram muito famosas com procissão de carros, fogos comida e bebida à vontade.
Astrogildo Borges Seixas, 1º ministro da eucaristia foi grande destaque além dos demais da administração que sempre foram bem reconhecidas principalmente o Sr. Antônio Sansom do Santos.
Feira de pastel: Foram 24 pessoas envolvidas naquele trabalho para a construção do asfalto  na Rua Cél. Alípio do Nascimento. O altar foi totalmente entalhado pelo Sr. Jacinto Mayer.
1º casamento: Aconteceu em 01/12/1995 com Tarcísio Delfrate e Lucimara da Silva às 20.30 horas.
GRUJOF: A primeira reunião do Grupo de Jovens da Fátima aconteceu em 02/07/1976  com a coordenação de Nilton Wendler, onde participaram 16 jovens.        
Em 10/2001 orgulhosamente o Sr. Odair Kovalski lança seu livro “Centro Comunitário Nossa Senhora de Fátima” com agradecimento especial para: Américo de Paula, Angelina Borges Santos, Antônio Gelinski,, Antônio Romão Vansovicz (Toni), Antônio Sansom dos Santos, Antônio Vilmar Scolimoski, Carlos Pedro Vansovicz, Dilair Delfrate Pawlik, Elena Graczik Wansovicz, Félix Graczik Filho (Lino), Joanir R.Santos, José Cassemiro Wansovicz (Zusa), Luiz Alfredo Slusarz, Maria Assumpção, Maria Helena Graczik Wansovicz, Reinaldo Lourenço, Simeri Antoniete, Tadeu  e Rose Mayer. Tarcísio Delfrate e Vicente de Paula Klimiont (Vítio) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário