terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Visões do Passado - Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas

Por: Luiz Gastão Gumy
______________________________________________________



Em 1939, o Governador do Estado Sr. Manoel Ribas, adquiriu um terreno em nossa cidade, e ali mandou construir um colégio o qual foi Inaugurado em 19/04/1941. Este colégio localiza-se em Palmeira, na região dos Campos Gerais dista 70 Km de Curitiba e 40 Km de Ponta Grossa, estando às margens da Rodovia João Chede, PR 151 – Km 02, alto do Cascavel.
Tendo como seu primeiro diretor Sr. José do Carmo Guimarães Marques Ferreira, ali funcionou um reformatório o qual abrigou 120 alunos de muitas cidades do Paraná, todos eles com problemas de disciplina, alunos de rua completamente abandonados, enfim, órfãos. O próprio governador pagava os estudos daqueles alunos e funcionários. Muitos dali fugiram ou foram expulsos.


Ao lado do colégio, havia um pequeno carreiro onde transitavam carroções puxados por bois e mulas, os quais levavam cargas para Ponta Grossa e muitas das vezes quando chovia, ali naquele colégio eles paravam para pernoitar e descansar.
Mais tarde assume a direção o Sr. Walteno de Oliveira Vianna e em 1944 o colégio passa a ser Escola Rural, já com aulas práticas e o Sr. Otávio Mendes que era aluno já há tempo, pelo seu bom comportamento, foi nomeado funcionário definitivo do colégio.
Passados 72 anos, hoje o colégio abriga centenas de alunos de várias cidades do Paraná, Mato Grosso e alguns do exterior também. É considerado um dos melhores colégios do Estado do Paraná. Além de oferecerem aulas práticas de plantio direto, caprino e suíno, oferecem também cursos de Ensino Fundamental – 8ª série, Técnico Agropecuário (Ensino médio e pós-médio), Técnico Agroecologia (Médio), Técnico em Turismo (Guia Regional - Embratur).
Com verba do estado, passou por uma completa reforma, e o mesmo possue 10 salas de aula, vários setores sendo: pedagógico, secretaria, financeiro, internato, patrimônio e material, cooperativa, produção e prestação de serviços, 03 laboratórios de Informática com mais de 70 micro-computadores interligados a rede Wireless, uma belíssima cancha de esportes, máquinas agrícolas, ônibus e caminhões, todos em perfeito estado de funcionamento. O colégio possui mais dois belíssimos prédios construídos recentemente e um prédio especial somente para abrigar alunas do estabelecimento.  Desenvolve hoje o projeto PIN (Programa de Irrigação Noturna) e qualidade do leite. O principal projeto hoje é a agroindústria com verbas do governo federal através do Brasil Profissionalizado. Alguns alunos do colégio já fizeram estágio nos Estados Unidos.
Todo final de ano, várias empresas ali comparecem para realizarem palestras e entrevistas com alunos do estabelecimento e, muitas das vezes alunos são contratados por estas grandes empresas.
A cada dois anos, ali se reúnem ex-granjeiros de todos os estados do Brasil  e exterior, para festa de confraternização.
Colégio Agrícola Getulio Vargas de Palmeira, exemplo em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário