quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Visões do Passado - A Origem do Presépio

Por: Luiz Gastão Gumy
______________________________________________________




As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviam de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.


A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebrada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.
Na Espanha a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles do século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.

Redação Terra



A foto que publicamos, é de um belíssimo presépio confeccionado por duas palmeirenses: Edith Martins e  Marilda Delfrate Gross. Todos os anos elas eram convidadas a participarem dos concursos internacionais de presépios natalinos que aconteciam sempre em Curitiba. A primeira vez que participaram foi em 1996 com a apresentação do presépio feito com lasca de palmeira (canoa), 1977 presépio feito em corda, em 1998 foram premiadas com a apresentação do presépio feito em pinha, em 1999 presépio feito em taquara (menção honrosa), 2001 foram premiadas com a apresentação do presépio feito com bucha vegetal, em 2002 presépio feito de nó de pinheiro. Em todos os concursos que disputaram ficaram com boas colocações, chegando perto de vários competidores de diversas cidades e países como: Paraguai, Peru e Colômbia, Curitiba, Guaraqueçaba, Ponta Grossa, Florianópolis, Faxinal, São José dos Pinhais e Araucária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário