quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Visões do Passado - Banco Comercial do Paraná S/A (BANCIAL)

Por: Luiz Gastão Gumy
_______________________________________________________


Foto de 1960


O Banco Comercial do Paraná S/A (Bancial), iniciou suas atividades em nossa cidade em 1944 tendo como seu primeiro gerente o Palmeirense Sr. José Jamur. O primeiro endereço do banco foi: Praça Mal. Floriano Peixoto (antiga Farmácia Palmeirense de Roberto Stalshmidt), posteriormente transferiu-se para a Rua XV de Novembro onde permaneceu até 1946. Mais tarde transferiu-se para a Rua Conceição em frente ao Correio ficando ali até 1957. Seu último endereço foi neste belíssimo prédio que mostramos na foto, situado na esquina entre a Praça Mal. Floriano Peixoto com a Rua Cél. Pedro Ferreira, prédio este que fora demolido em 1993 para dar lugar à construção do extinto Banco Bamerindus, hoje HSBC. José Jamur administrou o Banco Comercial do Paraná de 1944 até 1972. 
Ao lado do banco aparece a casa onde funcionou por muitos anos a central e o PS da Companhia telefônica Paranaense. Esse prédio era de propriedade do Sr. Nacim Bacila, que também fora demolido para dar lugar à construção de outros prédios mais modernos, hoje ali, diversas lojas de roupas.


UM PARÊNTESE 
nas palavras do Confrade Gabriel M. Carazzai
Uma correção na época da abertura da agência do Bancial, em Palmeira, no endereço da Praça Mal. Floriano, o Sr. José Jamur ocupava o cargo de contador. O gerente era o Sr. Alfeu que, por recomendação do Sr. José Jamur, contratou-me como "contínuo", denominação que se dava ao hoje "office boy". Permaneci no banco desde 1944 até sua mudança para esse endereço, quando o Sr. José Jamur já era o gerente e o contador era o Sr. João Gomes da Silva. Substituiu-me no cargo, o Sr. Odayr Stalschmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário