sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Visões do Passado - Festa dos Motoristas

Por: Luiz Gastão Gumy
______________________________________________________


IHGP - São Cristóvão



O Nome Cristóvão, que em grego é “Cristophoros”, significa “aquele que carregava Cristo”. Ele é considerado o padroeiro dos motoristas porque, de acordo com a lenda, foi uma espécie de balseiro que, levava os viajantes de uma margem à outra de um grande rio. . Certo dia se deparou com um menino com uma pequena esfera nas mãos, que lhe pedia para passá-lo ao outro lado. Cristóvão, sempre pronto a realizar o seu trabalho prontificou-se a conduzir o menino nos ombros e logo percebeu que apesar do tamanho do menino, seu peso era enorme, e quando já na metade do  rio, quase não mais aguentando o peso, perguntou-lhe a razão de tamanho peso. Ao que o menino respondeu que pesava tanto porque em suas mãos carregava o mundo. Era o Menino Jesus. Desde então, Cristóvão foi tido pelos que transportam cargas e dirigem veículos como o seu protetor, o seu padroeiro.


Numa manhã ensolarada em Palmeira, exatamente num Domingo do dia  25/07/1954, em frente à Igrejinha do Bom Jesus, as 06:00 horas da manhã, os Palmeirenses acordaram com uma salva de fogos de artifícios possivelmente fabricados pelos Srs. Marcelo e Totó (Fogueteiros), anunciando a alvorada comemorativa aos profissionais motoristas da nossa cidade, e coincidentemente, era o dia especial de São Cristóvão. Lembramos que, eram transportados em caminhões de grande portes, as imagens de São Cristóvão, e em caminhões médios carregava-se a Imagem do Bom Jesus por ser a primeira festa realizada ali na Igrejinha do Bom Jesus, e hoje, além destes vultos históricos e religiosos, se carrega a terceira imagem da Padroeira de Palmeira em carro pequeno.
Nas festas dos motoristas aqui em Palmeira, dava-se para se contar em número de mais ou menos 20 caminhões, os quais lembramos de alguns motoristas:  José Bulhões, Vitor Machado Coelho, Emilio Rigoni, Paulo BronoskiLino e Leonardo GraczykArthur Barão, Américo de Paula, Francisco de Lima, Florisvaldo Portes, Nelson dos Santos (Transportadora Bosca) e muitos outros profissionais do volante pesado e  veículos pequenos. A procissão começava na Igreja do Bom Jesus, subia a Rua Conceição, descia pela Rua Vicente Machado e terminava ali mesmo na Praça Bom Jesus, sendo os veículos abençoados por um Padre ali presente. Ao lembrar esta primeira data, a banda Municipal de Palmeira, formados pelos grandes músicos: Leotério Coimbra, Luiz Aguiar de Macedo, Adelermo Schoroeder, Luiz de Pádua, Juarez Fernandes, Aramis Moreira, Estefano Klinik, Saul de Freitas, Ernani de Freitas, Alfredo Kapp, Douglas José Catarina, Rodolfo Bhar, Conrado Camargo, Germano Ristow, Evi Beraldi, Levy Macedo, Wenceslau Czap e Júlio Kosloski, faziam desde o início da festa até a tarde, àquele domingo agradável, com suas músicas de bandas, regados com muita comida e um delicioso chopp. À tarde acontecia o tradicional Leilão, o qual eram leiloados e arrematados grandes prendas. Lembrando que, em uma das festas, o Padre César ofertou seu Jeep de estimação, sendo este todo em capota de aço, para que a comunidade cristã pudesse com uma rifa do mesmo, arrecadar verba para a Igreja.
Também vale lembrar que nestes últimos vinte anos, quem participa desta festa recebe um número ao qual concorre a vários brindes inclusive uma TV de 20”.
25/07,é a data real comemorativa ao dia dos Motoristas. Devido à muitas festas que acontecem em nossa cidade, os dirigentes transferiram a mesma para o primeiro Domingo de Setembro. Após as realizações de festas dos motoristas na Igreja Bom Jesus, muitas outras foram realizadas sendo: na Praça das Matriz, mais tarde transferidas para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e devido ao grande fluxo de caminhões e automóveis em nossa cidade, a mesma acontece anualmente no Centro de Eventos Caminho das Tropas. 
Na foto aparece do lado esquerdo um FNM todo enfeitado conduzindo a imagem de São Cristóvão. Ao seu lado está seu condutor Sr. Pedro Gomes (Pedro Carrasco) que era quase sempre o condutor do Santo Padroeiro protetor dos Motoristas. O outro caminhão a direita, está conduzindo a imagem do Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário