quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nota sobre a 3ª Noite Lítero Musical

O Instituto histórico e Geográfico de Palmeira promove nesta sexta feira dia 6 de setembro a sua 3ª noite Lítero Musical, no clube palmeirense as 20 horas.
A noite lítero musical é uma das formas em que o Instituto Histórico reconhece e valoriza o trabalho dos seus membros e de algumas pessoas, e a estas presta homenagem pela relevância que cada um, em sua área, seja pelas artes visuais, pela musica ou pela literatura histórica que tanto elevam e dignificam a nossa Palmeira, e que não merecem passar despercebidas e tem como proposta uma mostra de vários segmentos da nossa cultura local e regional.
Neste ano a mostra de artes será do jovem palmeirense Fernando César Bastos que vai expor no “hall” de entrada do clube, caricaturas e retratos em grafite, bem como vai demonstrar no próprio local como é feito tal trabalho.



No aspecto musical é o “Coro da cidade de Ponta Grossa” grupo que conta com alguns palmeirenses no seu elenco, com especial participação do pianista e membro do Instituto o jovem Douglas Passoni que abrilhantarão o evento.
Nesta mesma noite serão lançadas 3 livros.
1. “História de vida: Uma socióloga e educadora paranaense da Cidade Palmeira.- Relatos de Viagens de lazer e de interesse sociocultural”, por Arthur Orlando klas.
e Maria do Rosário Kap Knechtel. Arthur Orlando é Palmeirense, Poeta e escritor: AUTOR de: “Recordar é viver, Fragmentos da história de Palmeira e Retratos de família”. Membro reformulador e presidente do Instituto Histórico, gestão1999/2002. 
- Maria do Rosário Knechtel é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico desde 2002. Membro da academia feminina de Letras. Doutora e Pós doutora em sociologia. Professora de sociologia da Universidade Federal do Paraná. Possui inúmeros livros publicados e um vasto e rico currículo docente e de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior.
A 2ª obra é a reedição de PAI E PATRONO. Cujo autor foi Moysés Marcondes, filho de Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, que ao ocupar uma cadeira na academia de letras do Paraná e ao homenagear ao Pai, produziu inúmeras páginas de sua trajetória, as quais se constituíram nas mais importantes páginas da história de Palmeira. Sua primeira edição data de 1926, e nesta data reeditada graças ao empenho da atual diretoria do Instituto e pelo apoio da Sociedade Brasileira dos médicos escritores –SOBRAMES do Rio Grande do Sul na pessoa de seu presidente, Dr. Luiz Alberto Fernandes Soares.
A 3ª obra é um livro com uma coletânea dos melhores sonetos de MOYSÉS MARCONDES. Esta obra é presenteada aos  palmeirenses  pelo Dr. Luiz Alberto Fernandes Soares, ele que garimpa pelo Brasil a fora os escritos de médicos escritores, tendo encontrado os mais belos sonetos de Dr. Moysés, filho de Palmeira que foi escritor e Poeta. O resgate das obras de Moysés Marcondes virá sem duvidas enriquecer a estante dos escritores e poetas palmeirenses.
A noite lítero musical é um evento aberto à comunidade sem adesão prévia e que visa proporcionar aos palmeirenses momentos de cunho cívico, histórico e cultural. Todos são convidados a prestigiar mais este evento que promove o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira.

Atenciosamente.
Vera Lúcia de Oliveira Mayer
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário