quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um Novo Espaço

O Instituto Histórico Geográfico de Palmeira tendo a instigar a história e a geografia a estudantes, professores e pessoas com intuito de conhecer e aprender sobre a cultura palmeirense nos seus diversos aspectos criou em 15 de Maio de 2012, seu primeiro contato na internet pela rede social Facebook. A página criada recebeu uma boa repercussão no prazo de um ano contando uma boa parte da história da cidade de Palmeira e região, vivenciando o interesse de estudantes e pesquisadores. Consolidamos a buscar novos recursos para cumprir o papel que mantemos fora do mundo da internet.
Por este motivo, criamos o novo espaço sem deixar de lado a página da rede social, ela conduzindo um papel de divulgação. A partir de hoje dia 18 de Julho de 2013, daremos inicio essa nova tarefa, tendo por agora, um pequeno resumo do que aconteceu neste período.



A primeira postagem disseminou nas fotos da posse da nova diretoria 2012-2014, tendo como presidente Vera Lúcia de Oliveira Mayer (mas detalhes sobre a diretoria aqui).


IHGP - Posse da Nova Diretoria 2012-2014
Presidente - Vera Lúcia de Oliveira Mayer
Foto: IHGP
IHGP - Posse da Nova Diretoria 2012-2014
Membros da Diretoria 2012-2014
Foto: IHGP
Para ver mais fotos clique aqui.



Logo seguiu para as obras literárias sobre a cidade e personalidades palmeirenses, entre essas, Jesuíno Marcondes, qual no dia 1º de Junho de 2012 completou 185 anos de nascença.



IHGP - 185 anos de Jesuíno Marcondes


Dentre os eventos culturais de 2012, o primeiro Simpósio da Colônia Cecília, por iniciativa e coordenação do confrade Arnoldo Monteiro Bach, além disso, o estande sobre a instituição e seu papel na V Expo Palmeira. Há convite prestigiar os 50 anos da Banda Lira Celeste da Assembleia de Deus dentre outros acontecimentos pela cidade e região.

O que emocionou e comoveu os membros e a população foi o 9º Encontro do Povo Palmeirense, qual aconteceu no dia 19 de Outubro com a exaltação à pianista Maria Eunice Baptista Ceccato, sendo idealizado pelo confrade e pianista Douglas Passoni de Oliveira que também lançou seu livro de composições em homenagem a Maria Eunice.

IHGP - 9º Encontro do Povo Palmeirense - Retrato e Livro
Retrato Maria Eunice Baptista Ceccato e o Livro de Composições
Foto: Douglas Passoni de Oliveira

IHGP - 9º Encontro do Povo Palmeirense - Pianista Douglas Passoni
Confrade Douglas Passoni de Oliveira
Foto: IHGP

IHGP - 9º Encontro do Povo Palmeirense
Os Membros do IHGP
Foto: IHGP
Para ver mais fotos clique aqui.


Também mostramos algumas artes com referência à palmeira pela rede social, entre elas a arte em couro do ex-confrade Da Silva com a galeria de prefeitos.


IHGP - Arte em Couro: Cel.Domingos Theodorico de Freitas
Cel.Domingos Theodorico de Freitas
Artista: Da Silva
IHGP - Arte em Couro: Edir Havrechaki
Edir Havrechaki
Artista: Da Silva


Para ver mais fotos clique aqui.



Em 2013 quem começou a contribuir com as mais diversas curiosidades foi o confrade Luiz Gastão Gumy contando a história, por exemplo, da Rádio Ipiranga que no dia 21 de Maio completou seus 65 anos, ou mesmo, uma foto peculiar da Rua Conceição.
O IHG em pareceria com o Departamento de Educação realizou o 1º Ciclo de Palestras – História e Geografia de Palmeira no mês de Abril em comemoração ao aniversário da cidade.



IHGP - 1º Ciclo de Palestras - História e Geografia de Palmeira


Terminamos essa fase com fotos do lançamento do livro A Saga da Colônia Cecília contada pelo senhor Darvino Agottani, filho e neto de anarquista, aonde abaixo de chuva os membros do instituto foram prestigiar esse acontecimento histórico.

IHGP - A Saga da Colônia Cecília
Darvino Agottani autografando seu livro
Foto: Gilberto Bastos

IHGP - A Saga da Colônia Cecília
A presidente Vera Lúcia com seu Darvino e a confreira Marli Bornancim
Foto: Gilberto Bastos
Para ver mais fotos clique aqui.



Agora desejo um bom acesso pelo nosso novo espaço, espero que aproveitem todo esse conhecimento que disponibilizamos. Não esquecendo de curtir a nossa fanpage no Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário